Não guarde rancor, guarde fotografias!
- Renata Araújo Vasconcelos
- 17 de set. de 2016
- 3 min de leitura

Já parou pra pensar o quanto pesa uma lembrança ruim? Se colocássemos em uma balança uma ofensa sofrida, um amor não correspondido, a ingratidão de alguém que amamos muito ou qualquer outro mau sentimento, com certeza o visor marcaria um número bem maior do que podemos suportar. E mesmo assim insistimos em andar por aí com uma mochila cheia dessas memórias nas costas.
Vez ou outra saboreamos o gosto amargo de uma delas, mastigamos, engolimos e quando indigestos pelo peso que ela exerce em nosso estômago, vomitamos para o mundo pedaços inteiros misturados a muita de dor e sofrimento. E mesmo assim nunca acaba, se multiplica, pois a cura não está em vomitar, cuspir, jogar pra fora, a cura está em digerir e eliminar de uma vez por todas.
Não estrague sua vida carregando dores desnecessárias. As mágoas são como frutas podres se você as conserva junto com as frutas boas elas acabam estragando tudo. E sem que você perceba tudo a sua volta começa a desmoronar... Daí você se pergunta: Por que meus relacionamentos não dão certo? Eu nunca consigo me estabilizar com ninguém! Por que meus amigos se afastaram? Por que minha família não me entende? Por que tudo sempre dá errado pra mim?
A resposta é muito simples: porque você deixou a raiva te dominar, se tornou uma pessoa amarga e negativa, você não acredita mais que pode encontrar alguém que te faça feliz, você colocou na cabeça que todos a sua volta também vão te decepcionar, um a mais um a menos não vai fazer diferença não é mesmo? Você não consegue mais confiar em ninguém, pra você amizades verdadeiras não existem. Você se esconde da sua família, se fecha num mundo que é só seu e do seu único amigo, o seu querido rancor.
Ele não te deixa mergulhar de cabeça na vida de novo, você tem medo de amar, tem medo de se entregar, não confia mais em ninguém, nem em si mesmo. E esse medo te corrói, te transforma em alguém que nem você reconhece, você mal pode dormir, você não consegue sonhar, suas alegrias são temporárias e passageiras porque quando você menos espera, lá está a dor pra te afundar.
As pessoas até querem estar por perto, as pessoas até insistem em te ajudar, mas você cegou, você não vê mais a vida com bons olhos e com suas atitudes você diz: Sai daqui! Não confio em você! Não vou e nem posso te amar de verdade! Prefiro ficar sozinha! Eu nunca vou sair dessa! Eu já me acostumei! Se quiser estar comigo tem que ser do meu jeito...
E assim você vai jogando fora todas as boas oportunidades. Elas estão aí, elas estão a sua volta, pedindo para serem vistas, para serem aproveitadas, para serem sentidas, você só precisa levantar a cabeça. Tira esse peso das costas, você não pode mudar o passado, tudo que aconteceu, já aconteceu e por mais doloroso que seja você precisa se livrar, perdoar, esquecer, você é capaz! Olhe para dentro de você e veja o quanto você é forte, o quanto é inteligente, o quando é amada, o quanto deseja e merece a felicidade.
Vamos fazer assim: Pegue todas as fotos que você tem guardadas, geralmente só fotografamos os momentos bons, todas elas retratam um pedacinho da nossa história, se foram registradas é porque eram importantes e se foram guardadas é porque precisávamos que fossem inesquecíveis. Sempre que uma lembrança triste chegar, pegue uma delas e reviva aquele momento de novo, sinta todas a emoções boas possíveis, faça isso até que seus sentimentos estejam transformados, até que você esteja se sentindo completamente bem.
Separe as melhores que você tiver, espalhe-as pelo seu quarto, escritório, os locais que você mais frequenta. E quando aquele sentimento ruim bater, recorra a elas. Caso você não possua muitos registros, recorra a sua memória, foque em momentos felizes, receba de braços abertos as coisas e pessoas positivas que estão ao seu redor elas vieram pra te ajudar. E principalmente evite ficar sempre repetindo os seus dramas, isso acaba dando ainda mais força a eles. Sintonize sua vibração e procure está sempre feliz.
Esse é meu desejo para todos os seus dias pelo resto da sua vida, que você consiga transformar experiências ruins em aprendizado, que consiga guardar apenas o que foi bom, eliminando o que restou. Que a partir de hoje sua vida seja repleta de alegrias, que você transforme sua vida nas mais puras e belas fotografias.
Mil Beijos!!!
Créditos:
Fotos por Rafael Lima
Muito Obrigada!
コメント