top of page

Crenças limitantes - Liberte-se delas!

  • Renata Araújo Vasconcelos
  • 20 de set. de 2016
  • 4 min de leitura

Olá meus amores, tudo bem?


Você já ouviu falar em Crenças limitantes? Talvez não com essa denominação, mas você deve ter pelo menos uma dessas crenças em você, o que é muito comum, mas sem que você perceba elas acabam atrapalhando sua vida. Crenças limitantes nada mais são do que ensinamentos que trazemos conosco que nos impede de crescer, de prosperar, de ter sucesso na vida, que nos paralisam, nos dão medo e como o próprio nome diz, nos limitam.


Com certeza você já ouviu frases como: Nenhum homem presta; Mulher não sabe dirigir; Pau que nasce todo nunca se endireita; Dinheiro não traz felicidade; etc. Esses são exemplos bastante comuns de crenças limitantes, coisas que aprendemos ao longo da vida que acabam nos prejudicando nas relações pessoais, profissionais, na nossa saúde física, mental, no nosso desenvolvimento de uma forma geral.



Para saber qual ou quais são essas crenças, você precisa identificar qual a área ou as áreas da sua vida que não estão se desenvolvendo. Vou dar alguns exemplos:


1- Você sonha em se casar, ter filhos e formar uma família, mas quando era criança ouviu sua mãe dizer que todo homem é safado, que nenhum homem presta e que só servem para nos fazer sofrer. Daí você cresceu com essa ideia na cabeça, não consegue confiar em homem nenhum, portanto está solteira e o seu sonho de casar fica cada vez mais distante.


2- Você quando criança tinha dificuldade de aprender e seus pais, irmãos ou amigos te chamavam de burro, então você cresceu acreditando ser menos inteligente que as outras pessoas e hoje em dia não quer prestar vestibular, ou se inscrever num concurso, morre de medo de provas pois acredita que não é capaz de passar.


3- Você sonha ter uma casa boa, viajar pelo mundo, ter um carro legal e viver confortável. Mas você vem de uma família humilde e seus pais e familiares sempre disseram que você precisa se contentar com o que tem, que dinheiro não traz felicidade, que o pobre cada vez fica mais pobre, etc. Então todas essa coisas vivem nos seus sonhos, mas você acredita que não nasceu pra isso, que não merece ou que jamais conseguirá.


4- Você sonhava em ser músico, mas cresceu ouvindo que música não dá dinheiro, que poucos fazem sucesso, que você precisa procurar uma profissão "de verdade". Então você faz direito porque era o sonho dos seus pais, mas não está feliz.



É bem provável que você já tenha se identificado, ou já tenha em mente qual dessas crenças você carrega consigo e quais malefícios elas trazem pra você. E esse é exatamente o objetivo desse post, fazer você encontrar o que vem te limitando, trabalhar e transformar em algo positivo.


Esse é o momento de você parar e refletir. Por que você não está trabalhando com o que gosta, por que não fez aquela viagem dos sonhos, por que não consegue passar nos vestibulares, por que não tem amigos, por que não consegue um relacionamento duradouro... Acredite, por trás de todas essas "mazelas" há uma crença limitadora, há um pensamento negativo que te atrasa, que te limita e te impede de alçar voos.


O primeiro passo é identifica-las, depois trabalhe-as individualmente. A dica é escrever, assim você visualiza melhor cada situação e fica mais fácil de encontrar uma versão positiva para cada uma dela. Exemplo:


1- Não existe homem perfeito, porque não existe ninguém perfeito, todos nós temos defeitos e qualidades, você precisa se dar a chance de encontrar alguém que mesmo imperfeito te faça feliz.


2- Não existe gente burra, algumas pessoas apenas têm dificuldade de aprendizado, ou de concentração o que pode ser o seu caso, ou talvez você só não está estudando da forma correta, ou simplesmente não está estudando o suficiente.


3- O sol nasce para todos e não há nada de errado em querer prosperar, sonhar com uma vida melhor, ter conforto, ter dinheiro. Se outras pessoas conseguiram você também consegue, você não é menos merecedor do que ninguém.


4- Você precisa fazer o que gosta e não o que os outros querem que você faça, você pode ser músico sim! Isso também é uma profissão de verdade e uma das mais lindas que existe.



Viram? Nesses 4 casos eu substituí as crenças limitadoras por crenças positivas, são apenas alguns exemplos, mas é exatamente isso que você deve fazer, é um exercício diário de transformação que sem sombras de dúvidas lhe trarão bons resultados. Analise com carinho cada área da sua vida, na maioria das vezes essas crenças foram implantadas de maneira tão forte que nem percebemos o quanto ela nos atrasa, se as coisas não estão da forma que você gostaria é porque tem algo na sua mente te limitando de conseguir.


PS: Em alguns casos essas crenças se tornam casos patológicos como fobias e traumas e precisam de acompanhamento médico, mas não são desses casos que eu estou me referindo, meu intuito aqui é mostrar que nós somos capazes de nos ajudar, de nos transformar e nos desenvolver, só precisamos nos conhecer um pouco mais e trabalhar para que isso aconteça. Calma! É bem mais simples do que parece, mas você precisa tentar. E eu espero ter ajudado! ;)


Mil beijos e até o próximo post!!!

Comments


  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

© 2016 por Renata Vasconcelos | Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page