top of page

Fique por dentro: Fotoenvelhecimento

Olá meus amores, tudo bem?


Essa semana apresentei um trabalho pro meu curso de estética sobre fotoenvelhecimento e é um tema tão importante que resolvi falar um pouquinho dele pra vocês, pois envolve muito mais do que beleza, envolve principalmente nossa saúde.


O fotoenvelhecimento é desencadeado pela interação com fatores ambientais, especialmente exposição à radiação UV. A radiação mais associada ao processo de fotoenvelhecimento é a radiação UVA, mais intensa entre 10 e 16hs. Ela atinge mais profundamente a pele do que a radiação UVB. Ao penetrar a derme, a radiação UVA danifica as fibras de colágeno e leva a uma produção de elastina anormal, isso resulta em uma pele “reconstruída” de forma incorreta formando rugas e apresentando manchas e lesões pigmentada.


Obs: Colágeno e elastina são proteínas estruturais que dão firmeza e sustentação a pele.


O Outro fator ambiental relacionado ao fotoenvelhecimento são os radicais livres, produzidos naturalmente pelo corpo durante o processo de queima de oxigênio e intensificados por fatores externos como: estresse; cigarro; consumo excessivo de álcool; alimentos industrializados e poluição.


Fiquem atentas, a pele fotoenvelhecida difere significativamente da pele que enfrentou apenas o envelhecimento cronológico. Enquanto uma pele envelhecida pela passagem do tempo apresenta textura mais lisa, ligeiramente atrofiada, com rugas discretas e sem manchas, a pele fotoenvelhecida tem superfície áspera e espessa, com manchas e rugas acentuadas, independente da idade, por isso existem pessoas "bem novas" que parecem ser muito mais velhas, porque sofreram o fotoenvelhecimento. O ideal seria envelhecer naturalmente.



Mas não se desespere, você não precisa ser uma vítima do fotoenvelhecimento. Ter um estilo de vida saudável, com o controle do estresse, a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, rica em vegetais e alimentos antioxidantes somados a proteção solar, contribuem decisivamente para prevenir o fotoenvelhecimento.


E com o avanço da tecnologia no ramo da estética, hoje temos inúmeros meios de trata-lo, usamos eletroterapias e dermocosméticos com princípios ativos específicos que amenizam os danos causados, devolvendo à pele um aspecto jovem e bem cuidado.



Amores, é de extrema importância o uso diário de protetor solar, principalmente nós que moramos aqui no Nordeste. Somos diariamente exposto a radiação intensa do sol, além das luzes, telas de computadores e celulares que também emitem radiação prejudiciais à pele. Prevenir é melhor do que remediar.


Então é isso, espero que tenham gostado do post, ta bem simples e resumido, mas se tiverem qualquer dúvida deixe sua mensagem que terei prazer eu ajudar ;)


Mil beijos e até o próximo post!!!




bottom of page