top of page

Procrastinação a devoradora de sonhos

Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois. Aquele velho amanhã eu faço, mês que vem eu vou, ano que vem eu me inscrevo... E assim vamos empurrando nossas decisões e consequentemente nossa vida para frente, para além de onde podemos enxergar.


Adiar alguns projetos e algumas atividades do dia a dia é perfeitamente normal ÀS VEZES, afinal imprevistos acontecem, surgem outras prioridades, ou simplesmente estamos cansados e precisamos dar uma pausa. O verdadeiro problema começa, quando procrastinar deixa de ser um evento esporádico e passa a ser cotidiano, um hábito que nos prejudica e pode acabar prejudicando outras pessoas também.



Ir deixando as coisas para depois, de início nos deixa confortável. Evitamos gastar energia, fazemos apenas o que nos dá prazeres momentâneos, e só agimos quando somos pressionados, quando temos uma data limite ou quando aparece uma urgência. Entramos na famosa zona de conforto. Mas de repente a zona de conforto não parece mais um lugar agradável. Começamos a nos sentir mal, a inércia começa a incomodar e começamos a nos culpar por não estarmos fazendo o que sabemos que deveríamos fazer.


Trabalhos acumulados, projetos engavetados e uma forte insatisfação pessoal. Perece que nossa vida não é mais nossa, perdemos o controle, esquecemos como tomar decisões, a palavra ação já não faz mais parte do nosso vocabulário. Cadê os sonhos que estavam aqui? A procrastinação comeu! O que parecia uma inocente indisposição, tornou-se um câncer aparentemente incurável. E agora?


O ponto de partida é ter autorresponsabilidade, assumirmos que nós nos colocamos nessa posição e que somente nós podemos nos tirar dela e com isso decidirmos que não queremos mais essa situação e nos disponibilizarmos a agir em direção a porta de saída, mesmo que no caminho tenha inúmeros obstáculos.



Eu não sou psicóloga, nem terapeuta, mas tenho bastante conhecimento de causa hahahaha e estou escrevendo aqui, o que minha experiência me permitiu conhecer. E como um paciente em reabilitação posso lhe garantir que não é uma recuperação fácil, pode haver recaídas, inclusive. Mas quando decidimos nos curar, já percorremos metade do caminho.


Vou te ensinar agora um exercício prático que aprendi com Napoleon Hill no livro "Atitude Mental Positiva" e que está dando muito certo. Imagine que o seu cérebro tem um botão e nele está escrito: FAÇA ISSO AGORA! Então toda vez que você tiver uma ideia, ou lembrar de alguma coisa que precisa ser feita "aperte" o botão e siga o comando dele. Comece por pequenas atividades como: Colocar o lixo pra fora, lavar o cabelo, arrumar suas gavetas, começar a ler o livro que você deixou encher de poeira na sua estante. Vá mudando o hábito de: Deixar as coisas pra depois; Para: FAÇA ISSO AGORA!



Você vai perceber que quando FAZ as coisas seu cérebro sente o prazer imenso de dever cumprido e você ficará ainda mais motivado a FAZER o que é PRECISO SER FEITO. Logo logo você estará organizando suas atividades, marcando consultas que há tanto tempo adiava, guardando dinheiro para aquela viagem, se inscrevendo naquele curso, mandando currículo para aquela empresa... Acredite, é realmente transformador!


E caso bata uma desmotivação, uma vontade imensa de deixar pra lá, mesmo sabendo que há algo importante a fazer, saiba que isso são suas antigas crenças tentando te boicotar, assuma o controle, aperte o botão e FAÇA! A recompensa vem com uma maravilhosa sensação de vitória.


Vença o monstro devorador de sonhos, melhore sua vida e FAÇA ISSO AGORA!


bottom of page